top of page

A tribo que cultua vacas e as trata como iguais.

Atualizado: 16 de mai. de 2020

Imagens incríveis de Roberto Pazzi revelam os habitantes da tribo Mundari, do sul do Sudão, que usam o leite, o esterco e até a urina das vacas. Mas nunca pensariam em comê-las.


O fotógrafo Roberto Pazzi, italiano de nascimento e morador da cidade de Palma de Mallorca (Espanha), realiza frequentes expedições fotográficas aos lugares mais exóticos do planeta, em busca de imagens de povos e tribos isoladas.


Em sua última expedição ao Sudão, em fevereiro de 2020, ele capturou imagens da tribo Mundari, do Sudão do Sul.



Estas imagens e curiosidades sobre o povo sudanês foram contadas no jornal inglês Daily Mail, do dia 15 de Abril de 2020. Aqui trazemos uma reprodução livre da matéria que mostra os detalhes deste povo tão rico culturalmente.


Esta tribo tem uma forte conexão com os animais, e os membros tem uma média 10 a 12 vacas cada um.


'Eles estão muito, muito ligados aos animais. Nada é mais importante que os animais para eles', diz Pazzi, se referindo à relação dos habitantes da tribo com as vacas e com a natureza em geral.

Jovens membros da tribo Mundari de Terekeka no Sudão do Sul tentam proteger uma fogueira do vento.



É como uma relação simbiótica: um sentimento entre humanos e gado que transcende a simples criação de animais.

A tribo usa esterco de vaca pelo corpo para proteger a si e a suas vacas dos mosquitos.


Ao chegar na tribo, no início da manhã, o fotógrafo flagrou as crianças retirando o esterco fresco para empilhar. Em seguida, ele é misturado com poeira para secar e então colocado ao redor do acampamento. É ateado fogo, e a fumaça que sai é usada para afastar os mosquitos.


"É uma interconexão com a natureza que provavelmente também poderia ensinar algo ao primeiro mundo", disse o fotógrafo, que costuma realizar expedições fotográficas também para a Etiópia, Índia, Nepal, Camboja em busca de imagens que retratem as culturas e hábitos mais individuais do mundo.


As fotos foram tiradas na zona rural de Terekeka, 85 quilômetros ao norte de Juba, durante as últimas duas semanas de fevereiro



Roberto Pazzi, ex-engenheiro de software, atua desde 2013 com fotografia num estilo muito autoral. Ele tem fotos publicadas em outros grandes veículos de comunicação como: National Geographic, The Guardian, The Times, The Daily Telegraph entre outros. Recentemente teve uma matéria da revista Civilization (China) ilustrada com as imagens da recente expedição à Etiópia.

The Times (EUA, 16.04.2020)

The Civilization (China, Abril, 2020)


As imagens que ilustram esta matéria foram gentilmente cedidas por Roberto Pazzi.


Roberto Pazzi é um dos artistas que compõem o elenco da Luka.art.

Clique aqui para conhecer sua coleção.


Para ler a matéria do Daily Mail na íntegra, clique aqui.



WhatsApp_Logo_4.png
bottom of page