top of page

O movimento do balé na arte da ucraniana Oksana Zinchenko

Conheça a história e a arte produzida pela ex-bailarina profissional ucraniana que se dedica à fotografia onde o ballet é o foco principal da narrativa.


O balé russo (e de suas repúblicas) já é conhecido de todos como um clássico mundial. Mas sua arte vai além da dança. Música, pintura e fotografia são inspiradas por seus movimentos, luzes, sombras, emoções.


O interesse de Oksana Zinchenko pela fotografia começou há mais de uma década, quando seu tio a presenteou com sua câmera para uma viagem de estudos ao Canadá. No começo, paisagens, flores, animais e prédios foram o foco da atenção com seus detalhes e ângulos.

Mas a paixão de Oksana pela arte do ballet foi aos poucos dominando sua atenção e, após uma sessão de fotos de dentro do palco, em uma competição de dança - a qual ela também participava - ela entendeu que tinha nascido para isso.


E dizer "nasceu para isso" não é um eufemismo. Segundo Oksana, ela não consegue imaginar sua vida sem a dança, já que vive o mundo do ballet desde os 5 anos, quando iniciou seus estudos na Academia de Artes para crianças de Kiev/Ucrânia.

Ela fez formação em dança na capital ucraniana e, após estudar e se apresentar profissionalmente como bailarina, a fotografia de dança foi um caminho contínuo neste mundo onde ela dominava.


Ela manteve as apresentações de ballet e a fotografia simultaneamente, e sua experiência fez com que mostrasse a dança sob um ângulo especial: passional, e ao mesmo tempo mostrando o melhor da técnica.



A beleza da narrativa em sua arte está nas linhas, nas formas, em algo subjetivo que mostra a mente e a alma do bailarino. É uma estética que mostra o corpo humano em formas graciosas que parecem fundir físico e emocional, mundo interno e externo, e claro, uma explosão de luzes, sombras e cores.


Oksana Zinchenko se apresenta profissionalmente em Kiev/Ucrânia.

"Pela minha experiência, posso sentir a dança, conhecer suas regras, saber como devem ser os passos tecnicamente e simplesmente mostrar esse mundo todo através da fotografia. Essa compreensão me deu impulso para levar meus conhecimentos em fotografia a outro nível."



No dia a dia, a preparação do trabalho de Oksana envolve muito planejamento, estudo e organização. Ela mescla suas aulas de dança (sim, ela continua dedicada à dança, claro!) com a produção de sua arte. Sua inspiração diária vem dos encontros com pessoas, suas histórias e emoções.


Para a artista, "bailarinos são incríveis com suas formas cheias de beleza, graça, mas a dança tem também dificuldades, exige muita dedicação e disciplina. A arte da fotografia me mostra como é lindo o dia a dia, pela simples contemplação."



A arte de Oksana encanta não apenas apaixonados ou praticantes de dança, pois suas obras apresentam movimentos delicados, criando um jogo de formas muito sutil mas impactante.


Conheça a coleção em fineart, completa e exclusiva no Brasil aqui e apaixone-se pelo estilo leve e, ao mesmo tempo, intenso e cheio de emoção de Oksana Zinchenko.


Posts recentes

Ver tudo

Luka.lab

WhatsApp_Logo_4.png
bottom of page