top of page

Cinco exposições virtuais de arte para visitar sem sair de casa

Museus e centros culturais prepararam tours virtuais para quem não abre mão de ver suas exposições favoritas.

Foto: Gustavo Kolonko/Viagem e Turismo.


Os amantes de arte estão em abstinência desde o fechamento dos museus e centros culturais em função da Covid-19. A boa notícia é que alguns dos museus e centro culturais mais famosos do país se modernizaram e lançaram uma série de tours virtuais para quem não abre mão de ver suas exposições favoritas agora do conforto e segurança do lar.


confira cinco institutos de arte que estão oferecendo exposições virtuais de seu acervo para o público.


MIS – Museu da Imagem e Som

Exposição Virtual Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio/ Divulgação MIS.


Uma das exposições mais esperadas do MIS neste ano, a  Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio está disponível no ambiente online para ser acessada de maneira gratuita. A exposição virtual, concebida pela Grande Exhibitions, é considerada a mais completa mostra de investigação do trabalho de Da Vinci. Quem desejar explorar as obras do artista, irá se deparar com 18 temáticas que contam a história do mestre renascentista.


Para fazer o tour virtual 360 agora mesmo, basta clicar aqui. Mas não perca tempo: a exposição digital estará disponível só até 18 de julho.


Pinacoteca de São Paulo

Foto: Nelson Kon


A Pinacoteca de São Paulo está oferecendo suas mostras mais populares no formato de tours virtuais. Apesar da pandemia ter impulsionado a busca por esse tipo de serviço, o local já contava com um modelo de exposição virtual permanente da sua história, chamada Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.


A exposição, que ocupava todo o segundo andar do edifício localizado na Luz, era composta por mais de 500 obras como pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e gravuras. Dentre os nomes de maior destaque, podemos citar Almeida Junior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros.


Para conferir a exposição, acesse aqui.


OSGEMEOS: Segredos

Foto: Isabela Matheus/Veja.


A mostra que está movimentando diferentes públicos na Pinacoteca, agora ganhou suporte digital. Com o número reduzido de visitantes recebidos pelo museu diariamente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo liberou a exposição virtual 360º, que exibe os mais de 1.000 itens dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.


Se quiser dar uma conferida na mostra, clique aqui!


Museu de Arte Moderna (MAM)

Foto: Karina Bacci/MAM.


O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, apresenta uma coleção virtual das principais mostras exibidas pelo museu nos últimos anos. A visitação em 360º traz exposições de fotografia, pintura e artes visuais.


Os 15 tours virtuais disponíveis podem ser acessados gratuitamente aqui.


Instituto Inhotim

Paulo Fridman/Getty Images.


Um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, com 140 hectares de área de visitação, o Instituto Inhotim retomou suas atividades neste mês em Brumadinho, Minas Gerais. Quem quiser visitar os jardins e galerias do museu ao ar livre sem se deslocar, agora pode fazê-lo através de tours virtuais e passeios on-line guiados e gratuitos.


Na plataforma do Google Arts & Culture, é possível passear pelos parques e exposições em cartaz no Inhotim com fotos, descritivos e um guia em áudio. Além disso, o Instituto está oferecendo passeios guiados como parte do projeto Inhotim Para Todxs, mediados pela plataforma Google Meet. As inscrições são feitas pelo site.



As referências para esta matéria estão em: https://casacor.abril.com.br/arte/exposicoes-virtuais/


Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp_Logo_4.png
bottom of page